quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TEMAS E DIVISAS



ENTRE A FÉ E A RAZÃO ( TEMA DE SET E OUT DA JUVENTUDE DA PIB JOSÉ AMÉRICO)
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.” 2 Pe 3:18

http://cesarrodrigo.wordpress.com/ texto : Cesar Rodrigo (tá no blog dele!)
Confesso que fiquei feliz com o tema que a nossa Juventude decidiu pra Setembro/Outubro. Essa nossa reunião de planejamento foi bem diferente, não saia nada! A gente só ficava pensando e pensando e nada acontecia, até que Dani, falou de um vídeo que eu tinha passado pra ela sobre ministério jovem e que ela não tinha entendido muito bem – o START.
A gente tomou por base esse vídeo que nos alerta acerca de como o nosso trabalho com jovens gera frutos insignificantes e não prepara o jovem para uma vida cristã adulta. Deixar de lado os eventos e investir no conhecimento e busca de Deus.
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” 1 Jo 5:20
Paulo é uma das pessoas que defende sobretudo o uso da razão quando estivermos prestando culto a Deus, a fim de não sermos levados pela emoção do momento e a fim de que tudo coopere para a glorificação do nome do Senhor e edificação da Igreja.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1
“Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento” 1 Cor 14:15
E porque a gente se opõe tanto ao pensamento racional em nossas igrejas? A gente perde muito por não nos questionarmos e aceitarmos tudo de forma muito passiva. Até que ponto o que o pregador está dizendo está em consonância com a palavra de Deus?
Mateus 24:12 diz que “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”, entendendo “iniquidade” como transgressão à Lei, andar sobre o erro, sobre a maldade e que “toda iniquidade é pecado” (1 João 5:17a)  precisamos ter a consciência de que a renovação da nossa mente pelo conhecimento do Filho de Deus, é a única maneira de mesmo em meio ao pecado, não nos conformamos com ele e  não nos amoldarmos aos padrões desse século.
No capítulo 21 do livro de Números, o povo já cansado da caminhada, murmurava a Deus e indagava a Moisés se tinham sido tirados do Egito para morrerem picados por cobras no deserto. O Senhor ordena a Moisés que faça uma serpente de bronze e todo que for picado e olhar para a serpente, não morreria. Assim Moisés fez, e assim foi. Aconteceu que com o passar do tempo, a historinha começou a mudar. A geração seguinte atribuía cada vez mais valor a serpente, ao ponto de que o Deus que erigiu a serpente como instrumento para que o povo pudesse ser salvo, havia sido esquecido e o coração do povo pervertido de geração em geração. À medida em que o culto à serpente se tornava algo cada vez mais natural e a passividade do pensamento reinando solta, mais o povo dava vazão a iniquidade e mais o seu amor se esfriava.
Imagine-se agora em meio da geração que ouviu falar das maravilhas que Deus operou para com seu povo, mas que estabeleceu que o culto a serpente como algo comum a se fazer. Não estou falando da geração de Moisés, que presenciou o fato das serpentes no deserto, mas falo de pelo menos duas ou três gerações à frente, que deixaram seus corações irem se corrompendo ao ponto de Deus já ser parte descartável da conversa, o negócio agora é adorar a serpente! Como fazer a diferença, e como saber que tal prática não devia ser aceita no meio do povo de Deus, mesmo sendo aquilo estabelecido como comum naquele século, naquela geração? BUSCANDO O CONHECIMENTO DE DEUS!
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento” Oséias 4:6
Pra você ter uma idéia o culto à danada da serpente só vai acabar cerca de 300 ou 400 anos depois quando Ezequias assume como rei sobre Israel: “Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. 2 Reis 18:4
Não estou falando de um conhecimento meramente humano, mas sem descartar o valor deste, mas de um conhecimento que se processa num nível diferente. Para compreender melhor em 1 Coríntios 2:11-12 lemos:
“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”
Há uma distinção entre 3 espíritos nessa passagem, e assim os entendo:
1) O Espírito do homem: Aquele que nos leva a conhecer as coisas tipicamente humanas, “que dá discernimento acerca das coisas do homem” a razão, a racionalidade. Entender os fenômenos da vida, como o mundo funciona, solução de problemas, que leva ao avanço científico.
2) O Espírito do mundo – Que como diz em 1 João 4:3 “O que não confessa a Cristo, … , que está no mundo” e que por isso o mundo jaz no maligno (I João 5:19) , que impede o homeme de ter o conhecimento de Deus; milita contra o Espírito de Deus.
3) O Espírito de Deus - Que dá discernimento acerca das coisas espirituais e o conhecimento de Deus (1 Coríntios 2: 10 e 15) ; Que é o penhor da Salvação (2 Coríntios 1:21 e 22); Que vivifica (2 Coríntios 3:6) ; Que liberta (2 Coríntios 3:17)
Entende agora quando falo que eles se processam em níveis diferentes? 
Deus nos deu a capacidade de questionar, e a avidez por conhecimento, então vamos usá-la. O querer conhecer, é o não conformar-se com respostas padrões geradas em meio a uma geração que tem se deixado levar pelo o que é cômodo. Fazer a diferença! Buscar o que é verdadeiro, e não o que parece ser verdadeiro! ( 1 João 5:20)
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” Oséias 6:3
Benefícios de tal busca:
  • Não perecer (Oséias 4:6
  • Não ser confundido (Efésios 4:14)
  • Não ceder ao conformismo ( Romanos 12:2)
  • Chegar ao pleno conhecimento de Deus (Efésios 4:13)
Aprendamos com o alerta que Cristo dá a Nicodemos que mesmo versado no conhecimento humano, pouco conhecia de Deus:
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? [...]
Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
A partir de agora, no lugar da pregação, iremos fazer momentos de debate e discussão, sobre o que a razão humana prega e o que a Bíblia fala sobre determinados assuntos. Buscar embasamento Bíblico para nossos questionamentos e deixar de lado a celebre frase “Foi porque Deus quis que fosse assim…”
Precisamos conhecer mais dEle, se realmente quisermos viver por Ele.
Fica a dica de vídeo inspirativo:



ALGUNS TEMAS ABORDADOS EM 2010:

TEMA: JOVENS VIVENDO A BÍBLIA
DIVISA:  Tg.1.22a - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes!
sub-temas: 1- OBENDIENCIA VOLUNTÁRIA2- SANTIDADE3- DIREÇÃO DO ESPIRITO.





TEMA: DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR
divisa: Lc.15.24 

Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-
se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.





TEMA: TRATANDO DAS COISAS DO CORAÇÃO

divisa: Jr. 17.9

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e
 perverso; quem o conhecerá?

sub-temas: O coração do adolescente

A paquera

Ficar.Sim ou não??




TEMA: COMO VAI A SUA FAMILIA ?
divisa: Ef. 6.2-3
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

sub-temas: Adolescencia : época de questionar?


Ciume e competição no lar

Ninguem é perfeito- o perdão em familia


A hora do bate-papo

Crise no casamento e pais separados - como encarar?




TEMA  MEU ALVO É CRISTO
divisa: Fl. 3-13-14 
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

TEMA : DILEMAS DE UM JOVEM PÓS-MODERNO


divisa: Rm 12.2 


E não sede conformados com este mundo, mas sede

 transformados pela renovação do vosso 
entendimento, para que experimenteis qual seja a 
boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

sub-temas: Sexo tem hora certa.


Aborto


Drogas


Perigos da Internet




4 comentários:

  1. Graça e paz Danielle! Atualmente estou na Igreja Batista em Carajás, Pará. Também tenho trabalhado com jovens e estava precisando de uma ideia para o congresso dos Embaixadores do Rei.
    Suas dicas são ótimas. Deus te abençoe minha irmã!

    ResponderExcluir
  2. Sou Leidiane trabalho com jovens suas dicas ajudaram muito sou do Maranho Humbrto de campos

    ResponderExcluir
  3. São ótimos temas, mas eu procuro um para o aniversário de uma congregação

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor meus irmãos sou de Salvador esse conteúdo é ótimo Que o Deus de paz continue lhes abençoando em nome de JESUS

    ResponderExcluir